Dirigir com sono? Não corra esse risco!

A vida no trecho é puxada e exigem longas jornadas dos caminhoneiros nas estradas e rodovias do país. Afinal, é preciso cumprir com os prazos de entrega acordado com o embarcador. Com isso, muitos profissionais não descansam adequadamente e se arriscam a dirigir com sono, uma atitude perigosa.

Caminhoneiro, nunca dirija com sono!

Estudo divulgado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) apontou que 20% de todos os acidentes de trânsito se associam a sonolência. E mais: os resultados do levantamento concluíram que os horários em que mais ocorrem acidentes são na madrugada e após o almoço.

O estudo também realizou entrevistas com 495 motoristas e encontrou dados preocupantes. Do total de entrevistados 40%, admitiram ter feito zigue-zague nas estradas e metade parou na via por conta do sono. Quando observamos que 61% dizem dirigir mesmo após uma péssima noite de sono fica claro porque disso ocorrer. Mas, não acaba por aí, a pesquisa descobriu ainda que 10% dos motoristas dirigem mesmo com sono. Alguns desses, 23%, fazem isso de duas a três vezes por semana.

Embora esse não seja um problema exclusivo dos caminhoneiros, é muito presente entre a categoria justamente por sua rotina. Não a toa muitos profissionais tentando fugir do sono acabam utilizando substancias das mais diversas, legais e ilegais. Essa prática é um perigo, uma vez que passado o efeito o sono surge com ainda mais força. Outros ainda apelam para alternativas como ligar o ar frio, abrir as janelas, aumentar o volume do som…

Essas opções podem funcionar por alguns instantes, mas não afastam a possibilidade de micros sonos com duração de ate 4  segundos. Parece pouco?

Em uma velocidade de 120 Km/h você irá percorrer 10 metros no “escuro”, o suficiente para causar graves acidentes. O ideal é que o motorista nunca se arrisque atrás do volante com sono, que é equivalente a dirigir embriagado.

Quando estamos sonolentos sentimos dificuldades em manter os olhos abertos e focados e nossos pensamentos ficam vagos. O resultado é que nosso tempo de reação, essencial para dirigir com segurança, é alterado, aumentando os riscos. É importante que o caminhoneiro procure sempre respeitar o seu corpo.

Sentiu sono? Procure um posto de parada.

A sua segurança, de seu caminhão e de sua carga devem ser sempre sua prioridade.

Gostou desse artigo? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos sobre a vida e os desafios dos caminhoneiros. Até a próxima!

Deixe um comentário